PROJETOS ARTE-PEDAGOGIA

| OFICINAS DE LEITURA E CRIATIVIDADE EM DIVERSOS FORMATOS (CURTA, MÉDIA E LONGA DURAÇÃO) PARA ORIENTAR EM BIBLIOTECAS, ENTIDADES CULTURAIS, ESCOLAS, LIVRARIAS EM TEMPO ESCOLAR E FÉRIAS ESCOLARES.

Os formatos adequam-se para um mesmo grupo ou grupos diferentes: 
> PROJETOS DE MÉDIA-DURAÇÃO: Oficinas com sessões entre 2 horas a 6 horas diárias durante 2 ou 5 dias;
> PROJETOS DE LONGA-DURAÇÃO: Oficinas com sessões entre 2 horas a 6 horas para trabalhar semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

SER CRIATIVO É UMA FERRAMENTA PARA A VIDA! | LER E EXPERIMENTAR: OS LIVROS, NÓS E O MUNDO! 
Um laboratório para a criação da consciência da Identidade (Nós e o Mundo) através de uma pedagogia interdisciplinar que integra a Leitura (dos livros e do mundo) cruzando com as expressões artísticas, ciência, humanismo, natureza promovendo ideias criativas e inovadorasA multissensorialidade, a riqueza da experiência sensorial e estética, investigação e descoberta usando o corpo completo. A navegação sensorial que exalta o papel da sinestesia na cognição e criação, fundamental nos processos construção-conhecimento e formação da personalidade. Ver, ler, estudar e interpretar a realidade representando-a com consciência crítica desenvolvendo uma atitude positiva e otimista perante a vida.
Marina Palácio


OFICINA ANTI-RUMORES: Qual é a cor verdadeira das Nuvens? | 1 a 30 Novembro 2014 | Serviço de Projectos Especiais da Câmara Municipal da Amadora | Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. 

Um projeto de média duração a convite do Serviço de Projectos Especiais da Câmara Municipal da Amadora realizado em diversas entidades do concelho da Amadora com participantes desde os 4 aos 100 anos de idade. Uma oficina de pensamento selvagem, banda desenhada, gastronomia e natureza humana sobre "Ler o Mundo" sem estereótipos, preconceitos e discriminação.





LABORATÓRIOS DE ILUSTRAÇÃO: FÁBRICA DE HISTÓRIAS |  2012 a 2014 | Livraria Cabeçudos
Um projeto de média duração a convite do Serviço de Projectos Especiais da Câmara Municipal da Amadora realizado em diversas entidades do concelho da Amadora com participantes desde os 4 aos 100 anos de idade.
Colégio Pedro Arrupe; Colégio Valsassina; Colégio Atlântico; Colégio Campo de Flores; Externato Rainha D. Amélia; Colégio S. João de Brito; Colégio Cesário Verde




LITLLE SHADOW | 2012 a 2014 | Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Vo´Arte.
Corpo e Artes Plásticas - Laboratórios de atividades criativas integrado no Festival Inshadow para crianças do 1º e 2º ciclo realizado no Teatro S. Luis e no Museu da Marioneta de Lisboa. 




AS ÁRVORES-BIBLIOTECAS! OFICINAS, EXPOSIÇÃO e EXERCÍCIO FINAL | 15 dias de Março 2014 | Serviço Educativo do Teatro Municipal da Guarda.
Um laboratório multissensorial de média duração a convite do Serviço Educativo do Teatro Municipal da Guarda foi realizado num Jardim de infância com crianças dos (3,4,5 anos) e na EB do Bonfim com uma turma do 3º ano para gerar a reflexão e a criação plástica em torno do património natural, cultural e imaterial do distrito da Guarda através do cruzamento da leitura, expressão plástica, ilustração, performance, poesia, ciência, humanismo e natureza.

PINTAR A LIBERDADE! OFICINAS, POSTAIS e EXPOSIÇÃO | 15 dias de Abril 2014 | Serviço Educativo da Câmara Municipal da Moita.
Foram 15 dias a realizar oficinas de 6 horas para 8 turmas em seis escolas públicas do concelho da Moita. Experiência muito intensa e bonita que vai resultar numa coleção de postais e numa exposição com os trabalhos realizados no mês de Abril.


De escola em escola a transformar salas de aula em Ateliês. Muitos quilómetros, quase sempre sob chuva, vi muitos arco-íris, respirei ar puro, surpreendi-me com os desenhos das crianças e apercebi-me do esplêndido trabalho das professoras ao nível humano. Escolas antigas, umas rurais e outras urbanas, com terra e meninos que brincam em poças de água.


LABORATÓRIO LURA | 24 a 26 Maio 2012 | Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
Foi criado um conjunto de oficinas de experimentação sobre a Natureza Humana, a Paz, Identidade, Nós e o Mundo com crianças do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso. Um projeto de média duração a convite do Serviço Educativo do C.C.V.F. 


























































A LOJA EXTRAORDINÁRIA DA RUA DIREITA | 2011 Teatro Viriato, Viseu 
Um projeto de média duração a convite do Teatro Viriato. Foi criado um conjunto de oficinas de experimentação de arte e ciência para um grupo de crianças dos 8 anos aos 12 anos durante 5 dias de 5 horas diárias em férias escolares.

© Marina Palácio » Todos os direitos reservados