terça-feira, 2 de abril de 2024

3- OFICINA DOS MURMÚRIOS

       Oficina de leitura poética e naturalista sobre musgos/plantas/insectos/animais para aprendizagens silenciosas ao ar-livre na criação de escolas-jardins!

| A partir dos livros: Ké Iz Tuk?, de Carson EllisAmar um Cão, Maria Gabriela Llansol; O Regresso de Jade, lido para os mais pequenos por Hélia Correia; Botanicum, de Katherine J. Willis e Kathy Willis; Ilustração: Katie Scott; e outros livros. 

| Sentido: E se começássemos aproveitar as plantas não só pelo que produzem, como também, por aquilo que nos podem ensinar? Serão as plantas, os animais e outras formas de vida, os grandes poetas ao longo dos tempos?
Entre os quatrocentos milhões e os mil milhões de anos atrás, ao contrário dos animais que optaram por deslocar-se para encontrar o alimento que lhes era indispensável, as plantas tomaram uma decisão oposta em termos evolucionistas. A observação sensível e escuta poética também se quer rica na prática dos micro-silêncios, por isso, estes poetas-naturalistas irão florescer para a empatia na preservação dos habitats e ecossistemas de Portugal e do mundo. Ampliar o gosto pela rotina do ar livre – o “recreio” como um espaço pedagógico, de leitura e aprendizagem. Uma vivência mais ao “ar livre”, que promova o diálogo de dentro para fora, e o interesse pelo registo em cadernos de campo, em tom poético e imagético como o da poeta diarista Maria Gabriela Llansol.

Público Alvo: 4 - 10 anos | Duração: 1h45  | Criação + Orientação: Marina Palácio | Contacto: querubimdosbosques@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário