terça-feira, 2 de abril de 2024

5- OFICINA DOS MISTÉRIOS?

                                         Oficina poética feita de Perguntas (e de Escuta) performativas sobre o Antropoceno; a Morte/ausência/perda; o Universofuncionamento do cérebro;  a Bondade

| A partir dos livros: Em que pensas tu?, de Laurent Moreau; Cá Dentro, de Isabel Minhós, Maria Pedrosa e Madalena Matoso; Arturo, de Davide Cali e Ninamasina; Quebra-cabeças, de Diego Bianki;  O Urso e o Gato Selvagem, de Kasumi Yumoto; O Pato e a Morte, de Wolf Erlbruch; O Pequeno Caminho para as Grandes Perguntas, de José Tolentino Mendonça, e outros livros.

Sentido: Um laboratório literário, de escuta poética e sensível para fazedores/buscadores de perguntas sobre mistérios (alguns deles delicados e complexos) da Vida e da Morte. O simples facto de se falar da morte é considerado mórbido pela nossa sociedade. Cada vez mais é importante compreender o verdadeiro significado da morte e dos efeitos desastrosos desta “negação” que vão muito mais para além das pessoas, na verdade afeta todo o planeta.
Pode haver maneira de viajar mais depressa do que a luz? Abordar algumas ideias e teorias de físicos contemporâneos, como a Teoria das Cordas, ou a “Teoria de Tudo”. O que é a memória, para além de uma longa amizade entre neurónios? Como se inicia um mistério? Refletir sobre viver a vida com verdadeiro significado e bondade. Conseguir sentir a simplicidade e o íntimo das coisas como um “haiku” se tratasse.
«Porque é que nós amamos?» Ivan Moreira, 8 anos
«Mistério é não saber como se formou a primeira aldeia do Mundo.» | Gabriel, 8 anos

Público Alvo: 8 - 11 anos | Duração: 2h00  | Criação + Orientação: Marina Palácio | Contacto: querubimdosbosques@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário